top of page

         A culinária Israelense é destacada por apresentar uma grande influência de comidas árabes, como;

                                                

Falafel: é um salgadinho original do Oriente Médio. Consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. O falafel tornou-se popular entre vegetarianos e veganos como uma alternativa à carne de alimentos de rua. Embora tradicionalmente considerado como "hambúrguer vegetariano", o seu uso tem-se expandido á medida que mais e mais pessoas tem adotado uma dieta rica em proteína.

Humus: é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, tahíne, azeite, suco de limão, sal e alho. Muitos tratados culinários descrevem o humos como um alimento antigo, ou conectado a figuras históricas famosas, como Saladino. De fato, sua base de ingredientes, o grão-de-bico, gergelim, limão e alho tem sido comidos na região há milênios.

Pita: é chamado de "pão árabe" no Brasil e é um pão de trigo com formato de envelope, que pode ser recheado e consumido como um sanduíche. É popular em todos os países que resultaram do colapso do Império Otomano e também nos países ocidentais que albergaram uma população importante do Médio Oriente. No Brasil, o pão árabe foi trazido no início do século XX pelos imigrantes sírios-libaneses.

                             Falafel                                    Humus                                    Pita

Um dos melhores restaurantes de Israel são:

- Messa Restaurant, situado em Tel Aviv 

- The Eucalyptus Restaurant, situado em Jerusalém

- Kalamaris, situado em Haifa

- Uriburi, situado em Acre

CULINÁRIA ISRAELENSE

A shakshuka é uma espécie de Ratatouille, normalmente coberta com ovos batidos, muitas vezes considerada o prato nacional da Argélia, embora seja popular também nos países vizinhos, enquanto que os judeus que saíram do Magreb para Israel fizeram desta iguaria um prato muito popular para o pequeno-almoço. Os ingredientes principais são tomatecebola e pimentões fritos em azeite, mas existem variações, algumas regionais, que utilizam muitos outros ingredientes, principalmente os de vegetais, como batatas, berinjelas, azeitonas e outros. 

O café-da-manhã israelense é popular também por apresentar uma variedade de comidas, principalmente vegetais, saladas e peixes. Nunca inclui carnes, como presunto e bacon , que são comuns nos menus do café da manhã em muitos outros países. De acordo com as leis judaicas da Kashrutos ingredientes da carne e dos produtos lácteos nunca são servidos em uma refeição e os produtos de carne de porco são proibidos. O café da manhã israelense é uma refeição láctea, e uma variedade de queijos são oferecidos. Um dos queijos mais conhecidos é o queijo cottage.

O vídeo acima mostra quatro jeitos de fazer humus

Observação: é muito comum comer hummus com pita.

Outro prato que também ficou famoso e geralmente consumido no almoço, é a Shakshuka:

shakshuka

Café da manhã

bottom of page